Livro: Programação de Jogos com C++ e DirectX

Para o desenvolvimento da indústria nacional de games, mais do que incentivo do governo federal, o país precisa de produção de conhecimento: cursos, graduações, pós-graduações, mestrados, grupos de estudo, iniciativas pessois e muito mais. O mercado cresce gradativamente, mas ainda não temos uma grande produção nacional. Enquanto o boom não chega, temos mais é que estudar, não acham?

Se a sua praia é programação, tem ficar de olho neste livro (capa ao lado) que é destinado a todos aqueles que desejam entender os princípios da programação de jogos, além de aprofundar os conhecimentos sobre a programação gráfica.

A expansão contínua do mercado de jogos oferece grandes oportunidades para profissionais na área de programação. Com a constante evolução do hardware, este segmento do entretenimento eletrônico também apresenta muitos desafios, exigindo cada vez mais qualificação dos programadores, especialmente daqueles que se dedicam à programação gráfica. Este livro descreve a linguagem C++ e a tecnologia DirectX, desenvolvida pela Microsoft, que são as ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento de jogos com qualidade profissional.

C++ é a linguagem utilizada na maioria dos grandes projetos de jogos eletrônicos, possuindo inúmeras vantagens em relação a outras linguagens de mais alto ou baixo nível. DirectX é uma API que fornece um conjunto de funcionalidades de grande utilidade para o desenvolvimento de jogos, sendo considerada padrão na plataforma Windows. Apresenta uma interface de alto nível, permitindo acesso aos recursos avançados de hardware das placas gráficas 3D, sem a necessidade de conhecer as particularidades de cada hardware.

O livro está dividido em duas partes. Na primeira parte, consta uma visão geral da linguagem C++, desde os fundamentos até os principais aspectos da orientação a objetos. A segunda parte apresenta a API DirectX, após uma introdução aos termos e operações lógicas e matemáticas que constituem a base da programação gráfica. Serão vistos também diversos conceitos presentes na programação de jogos e aplicativos multimídia.

Principais temas abordados no livro:

Parte I

  • Uso de variáveis e funções em C++
  • Matrizes, strings e ponteiros em C++
  • Estruturas, classes, uniões e demais tipos de dados definidos pelo usuário

Parte II

  • Conceitos fundamentais da computação gráfica, tais como: sistemas de projeção, transformação com matrizes e modos de renderização
  • Inicialização de janelas com Win32 e criação do dispositivo de Direct3D para acessar o hardware gráfico
  • Renderização de polígonos, texturização, utilização de materiais, iluminação, efeito de neblina e transparência com Direct3D
  • Diferentes sistemas de câmera em primeira e terceira pessoas
  • Diversos modos de animação, translação, rotação e deformações por vértice com personagens 3-D animados
  • Frustum culling para otimização e redução de geometria processada no pipeline
  • Criação de sistema para geração de mapas e cenários 3-D
  • Efeitos sonoros com DirectSound
  • Reprodução de músicas com DirectMusic

:: Onde comprar: visite o site da Novatec e baixe o Capítulo 23

Uma resposta to “Livro: Programação de Jogos com C++ e DirectX”

  1. Anonymous Says:

    Nada pessoal, mas esse foi o pior livro de [programação de jogos, programação grafica, uso do directx, c++] que eu já li na minha vida. Não só possui conteudo obsoleto e incompleto mas foi também extremamente mal escrito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: